quarta-feira, 15 de junho de 2011

Hoje tem eclipse da Lua, com interferência das cinzas vulcânicas

Os eclipses lunares são um dos mais interessantes eventos astronômicos que podemos presenciar e no final da tarde dessa quarta-feira teremos mais um desses momentos. Apesar de na maior parte do Brasil a Lua já nascer eclipsada, o fenômeno promete ser bastante interessante devido à interferência ótica causada pelas cinzas do vulcão no Chile.
Durante o eclipse a Lua ficará entre a Terra e Sol, impedindo que a luz da estrela ilumine nosso satélite. O momento máximo do fenômeno ocorrerá às 17h12 pelo horário de Brasília, com a Lua ainda abaixo do horizonte. Entretanto, o fenômeno ainda poderá ser acompanhado até às 20h00, quando o eclipse finaliza.


Como acontece
Quando qualquer corpo esférico é iluminado por uma fonte pontual de luz, são produzidos dois cones de sombra, chamados de penumbra e umbra. Em condições ideais a região da umbra é totalmente escura, enquanto a penumbra ainda recebe uma parte da luz. Durante um eclipse lunar acontece o mesmo, com o Sol fazendo o papel da fonte de luz pontual. Fortemente iluminada, a Terra também produz dois cones de sombra que são projetados no espaço.



Em algumas ocasiões, o movimento de translação da Lua ao redor da Terra a coloca apenas dentro do cone da penumbra. Esta ocasião recebe o nome de eclipse penumbral e é muito difícil de ser observado, já que a diminuição de luz dentro deste cone é muito baixa para ser percebida. Em outras situações, no entanto, a Lua mergulha exatamente dentro da zona de sombra da umbra, ocorrendo então o eclipse total da lua, como o desta quarta-feira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...